Benvindos!


Bem-vindos!

Neste blogue iremos encontrar (ou reencontrar) pedaços da imaginação e criatividade humana nas mais diversas formas e feitios - Livros, Banda desenhada, Cinema, TV, Jogos, ou qualquer outro formato.

Viajaremos no tempo, caçaremos vampiros e lobisomens, enfrentaremos marcianos, viajaremos até à lua, conheceremos super-heróis e muito mais.

AVISO IMPORTANTE: pode conter spoilers e, em ocasiões especiais, nozes.


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

The Bounty Hunter Code: From The Files of Boba Fett

Na tradição de The Jedi Path e de Book of Sith, Daniel Wallace escreveu o 3º volume, The Bounty Hunter Code.

Tal como os dois primeiros referidos, é mais uma simulação de manual, desta vez focando 2 aspectos fundamentais no background de um dos grandes favoritos da saga Star Wars, Boba Fett:

A 1ª parte é o manual da guilda dos Bounty Hunters, anotado por vários deles (Bossk, Dengar, Greedo) e também por Han Solo.

A 2ª parte é um folhetim de recrutamento da Death Watch, uma facção de guerreiros mandalorianos apostada em restaurar o que entendem ser a velha glória de Mandalore. Está apontada por Aurra Sing, pelo pirata Honda Ohnaka e pelo pai de Boba, Jango Fett.

As duas partes estão apontadas à margem também por Boba Fett, que teria criado um só volume com os dois livros, para legar à sua filha, volume esse encontrado na sua nave, Slave I, em órbita de Tatooine após o desaparecimento de Boba.

Com este livro, Wallace tenta dar-nos uma visão interna de duas facções importantes na saga, como fizera com os Jedi e os Sith. Contudo, aqui nem tudo resulta tão bem.

A primeira parte, não obstante ter o regulamento detalhado de como funcionam os caçadores de prémios, acaba por lhes tirar um bocado da mística (e da piada): é tudo muito burocrático, sobre como obter contratos, regras a seguir, etc, etc, e ficamos com a ideia que contradiz um bocado o que se via nos filmes. Ou isso ou os caçadores retratados não ligavam muito às próprias regras. As partes mais interessantes - armas, técnicas de caça, e por aí fora, tendem a ficar diluídas no meio das normas.

A segunda parte é um pouco mais interessante, focando a história dos Mandalorianos da Death Watch, e as suas guerras com aqueles que consideram traidores e dissidentes. Também tem algumas partes técnicas engraçadas, principalmente as referentes à armadura Mandaloriana (como a que usa Fett). Mesmo assim, não chega para compensar a 1ª parte.

Um esforço razoável do autor, com texto sempre bem escrito (e com ilustrações que não ficam a dever às dor volumes anteriores) mas fica um bocado aquém dos volumes anteriores. Talvez não se tenha querido comprometer muito, com as mudanças todas no universo expandido que irão acompanhar a próxima leva de filmes...


Sem comentários:

Enviar um comentário