Benvindos!


Bem-vindos!

Neste blogue iremos encontrar (ou reencontrar) pedaços da imaginação e criatividade humana nas mais diversas formas e feitios - Livros, Banda desenhada, Cinema, TV, Jogos, ou qualquer outro formato.

Viajaremos no tempo, caçaremos vampiros e lobisomens, enfrentaremos marcianos, viajaremos até à lua, conheceremos super-heróis e muito mais.

AVISO IMPORTANTE: pode conter spoilers e, em ocasiões especiais, nozes.


domingo, 4 de novembro de 2012

Masters of The Universe - o filme

Algumas pessoas, que como eu, foram as "crianças dos anos 80" (ou children of the eighties, se acharem que soa melhor), devem lembrar-se duma linha de brinquedos bastante popular nessa década, imediatamente associada a uma série de animação para TV, criada essencialmente para promover esses brinquedos (apesar de ter muito mais substância que muito do que se produz hoje em dia, mas isso é outra história).
Tratava-se, então, do He-Man e os Masters of The Universe, e a série retratava as aventuras do Príncipe Adam de Eternia, que em momentos de crise, se transformava magicamente, sacando da sua espada, no herói He-Man. Curiosamente, tinham a mesma cara, o mesmo corte de cabelo e a mesma voz (também, só havia 4 ou 5 actores a fazer as vozes dos personagens), embora o He-Man estivesse sempre bronzeado e falasse um bocado mais grosso. Provavelmente o pior disfarce de identidade secreta de sempre.
Para resumir, o He-Man e os outros heróis todas as semanas enfrentavam e derrotavam de modo exemplar, mantendo a violência no nível mínimo, uma ameaça para o reino, habitualmente na figura de Skeletor (o vilão da série) e dos seus comparsas. Estes eram retratados mais como um bando de... bem, de bandidos trapalhões, a fugir para o cómico, do que como ameaças sérias. Para bem ou para mal, era a política da produtora.

Como é natural, acabaram por fazer um filme de acção em imagem real baseado na série.

O filme pode ser considerado, pelos padrões de hoje, uma produção muito "série B", tratando-se duma produção com bastantes limites orçamentais; no entanto, tem uma série de aspectos interessantes e que o demarcam do material de origem.

Para começar, todo o tom do filme é muito mais sombrio. A história começa, precisamente, após Skeletor finalmente conquistar o Castelo de Grayskull, algo que tentava frequentemente ao longo da série de TV. Skeletor é apresentado, aqui, como um vilão a sério - move uma perseguição implacável aos heróis do filme, transformados numa espécie de fora-da-lei (dado que Skeletor passou a ser a lei - Judge Dredd, rói-te inveja), não tem qualquer problema em aprisionar a Feiticeira do Castelo (e absorver de modo lento a sua energia) nem em executar os seus seguidores quando estes falham, só para servirem de exemplo. Além disso, nesta versão, comanda exércitos a sério (e não um monte de robôs voadores extremamente quebráveis) e tem uma voz ameaçadora, em vez da voz nasalada da versão da TV. A propósito disso, nunca entendi como é que alguém com um buraco no sítio do nariz falava assim.
Aqui, os elementos de fantasia estão bastante mais diluídos, focando-se o filme mais nos aspectos de ficção científica. Um dos aspectos em que isso se verifica é numa ausência notória de Príncipe Adam, existindo apenas He-Man a tempo inteiro. Ok, era basicamente o Dolph Lundgren em cuecas e de cabeleira comprida, mas eram os anos 80.
E o He-Man usava armas a sério, não se limitava a andar de espada. Também os personagens Man-At-Arms e Teela eram retratados como guerreiros mais sérios.
O resto, enfim, era aventura à moda da época. Fogem para a Terra, o que permite poupar em cenários, encontram os nativos - uma das protagonistas da série "Friends" e o navegador da "Voyager" do Star Trek, não esquecendo o reitor da escola do "Regresso ao Futuro" (ok, não os personagens, mas os actores), enfrentam o vilão na Terra, voltam para Eternia e derrotam o vilão por lá. Mas não de forma permanente, para permitir filmar uma sequela que nunca chegou a ser feita.

Gostaria de ver um filme mais sério sobre os personagens, dado que considero tratar-se de um universo com imenso potencial, no que toca a mistura entre fantasia e FC. Depois das tentativas de retoma sem grande sucesso há alguns anos, parecia que o franchise morreu de vez; recentemente, contudo, a DC Comics recomeçou a lançar material da série, por isso ainda pode haver esperança...

Até lá, ficam o poster do filme e o link do IMDB.



Sem comentários:

Enviar um comentário